A razão em sua fase de larva e de casulo

Excelente e bem de acordo com a nossa preocupação em nos mantermos no Planeta.

Leonardo Boff

Quem leu meus últimos textos sobre ecologia e a situação dramática da Terra, colheu talvez a impressão de pessimismo. Não pode ser pessimista quem se dá conta dos reais riscos que pesam sobre nosso destino. Devemos honrar sempre a realidade. Mas, ao mesmo tempo, cumpre alargar a compreensão da realidade. Esta é maior do que se mostra pois o que é potencial nela é também parte do real.

Há sempre uma reserva utópica, presente em todos os eventos. Se compreendermos a realidade assim enriquecida, não se justifica um pessimismo fechado, mas um realismo esperançador. Este capta a eventual irrupção do novo, escondido dentro do potencial e do utópico. Este novo faz então história e funda um outro estado de consciência e inaugura um ensaio social diferente.

Ademais, se tomarmos distância e medirmos nosso tempo histórico com o tempo cósmico, teremos mais razões ainda para a esperança. Se condensarmos num ano…

View original post mais 558 palavras

About grupoamigosdosoimconoredefor

Estamos juntos nessa reta final porque somos persistentes, estudiosos e temos muita confiança num futuro melhor para o Planeta!

1 responses to “A razão em sua fase de larva e de casulo”

  1. mariamarineudafernandes says :

    Leia e compartilhe conosco o sentimento do quanto somos quase nada no tempo do Planeta!

Deixe um comentário